Minha entrevista hoje é com o conceituado arquiteto, paisagista, pintor e escultor, Gervásio Cardoso de Oliveira Filho.
Em janeiro de 1960 transferiu-se para Brasília, ainda em construção, com objetivo de conhecer o arquiteto Oscar Niemeyer e continuar seus estudos. Em abril/maio do mesmo ano foi apresentado a Niemeyer, que, após um período como estagiário, foi contratado, em agosto de 1960, como desenhista do Departamento de Urbanismo e Arquitetura (DUA) da NOVACAP, chefiado pelo famoso arquiteto.
Em dezembro de 1967 graduou-se em Arquitetura pela Universidade de Brasília, tendo sido promovido na mesma equipe para o quadro de arquitetos do Governo do Distrito Federal (GDF). Teve como professores os artistas plásticos Athos Bulcão e Alfredo Ceschiatti
Em 1970/71 estagiou na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris (França)
Em 1972/73, a convite do então presidente do Congresso Nacional, senador Petrônio Portella, foi responsável pelo desenvolvimento completo dos projetos arquitetônicos dos edifícios Anexos II do Senado Federal, de autoria de Oscar Niemeyer, bem como pelo projeto de Arquitetura de Interiores (Decoração), inclusive do Auditório Petrônio Portella, e coautor do projeto de Paisagismo dos mesmos edifícios.
Em 1975 foi requisitado pelo governo federal, para prestar serviços junto ao Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPEA)
No período de 16.09 a 21.11.1980, participou de um programa intensivo para planejadores urbanos e regionais na Universidade de Carleton, Otawa, Canadá ( MINTER/CIDA)
No período de 29.08 a 20,12.1984, conclui o Curso de Especialização em Desenho Urbano na UnB
Em 1979/85 colocado à disposição do Ministério do Interior, exerceu as funções de confiança de Coordenador de Planejamento Setorial e Regional, e de Coordenador de Regiões Metropolitanas.
Em 1985/87, colocado à disposição do Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (MDU), exerceu os cargos de Secretário Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano (CNDU) e de Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano. Exerceu ainda as funções de conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)
No período de 07.12.87 a 08. 01.1988, participou de um programa de informação técnica na aréa dos Transportes Urbanos em Paris e diversas cidades da França. (EBTU/ACTIM)
Entre 1993 a 2009, após sua aponsentadoria no GDF, atuou como consultor técnico especializado junto ao Ministério das Cidades, em programas cofinanciados pelo BIRD E BID
Em meados de 2013 iniciou seus trabalhos nas aréas de desenho, pintura e escultura, tendo participado de exposições em Israel, na Câmara Federal e na Câmara Distrital. São considerados como de maior importância os desenhos da série representando os palácios de Brasília, elaborados como uma homenagem a Niemeyer, como agradecimento pelo seu apoio a Gervásio no início e ao longo de sua carreira profissional
Em quais obras de Oscar Niemeyer você teve maior participação?
- Nos projetos do Anexo II do Senado e do Palácio da Justiça. No primeiro fui responsável pelo desenvolvimento completo do projeto de arquitetura, decoração e paisagismo, e coordenador geral dos projetos complementares tais como cálculo estrutural, instalações elétricas e hidráulicas, som e acústica.
Dos cargos ocupados no serviço público, quais você considera os mais importantes?
-Os de Secretário Executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano ( CNDU). Secretário Nacional e Conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)
Você citaria algumas obras no Brasil e no mundo que lhe chamam atenção?
-No Brasil, as obras de Oscar Niemeyer
-Na França, Le Corbusier
O que te inspira para criar?
- Paz de espírito e desligado dos problemas
Das suas obras quais você considera as mais importantes?
- Os 3 anteprojetos que fiz para o GDF
Agência Nacional
Instituto Médico Legal
Casa de Detenção
Os projeos criativos da época quando eu integrava a equipe Niemeyer na Novacap
Equipe Niemeyer: 1960 a 1970 ( de 1960 a 1967, como desenhista, de 1968 a 1970, como arquiteto)
Algumas residências nos Lagos Sul e Norte. Em especial a da ex-governadora Roseana Sarney
Destaco também o projeto da capela da Fazenda Riacho do Campo, em Minas Gerais
BATE-BOLA
Sou assim: Reservado
O ego sob quando: Quando vejo meu trabalho reconhecido
Música: Sou eclético. Depende do momento
Sob sua escrivaninha: Livros
No momento estou lendo Pachinko - Min Jin Lee