Minha entrevista hoje é com o renomado arquiteto, pintor e escultor, Marcos Decat França
Ele nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1942. Em 1956 mudou-se para o Rio de Janeiro, acompanhando o pai, Manoel França Campos, eleito deputado federal. Lá começou a estudar artes plásticas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro- MAM Rio, aprendendo desenho de observação com professores locais.
Em 1960, com a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília, lei de transferência feita por seu pai a pedido do amigo e presidente Juscelino Kubitschek, passou a viver na cidade.
Entrou para Universidade de Brasília (UnB) em 1963 para cursar Arquitetura e Urbanismo. Teve como professores, Athos Bulcão ( pintura), Alfredo Ceschiatti ( escultura) e Glênio Bianchetti (desenho)
Antes mesmo de formar, foi contratado para trabalhar na Construtora Rabelo, do amigo Paulo Rabelo. Também antes da formatura, trabalhou na construção da Catedral de Brasília.
Marcos trabalhou na construção do Instituto Central de Ciências da UnB ( ICC), o polpular Minhocão, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Dai começou os primeiros contatos com o professor Niemeyer.
Em 1973 foi para Londres e Escócia, patrocinado pelo The British Council - ( Conselho Britânico), onde fez curso na Universidade de Edimburgo.
Também em 1973 foi contrado pelo então ex-presidente Juscelino Kubitschek para construir a Fazendinha JK no munícipio de Luziânia, GO, e a Capela Santa Júlia, todos peojetos de Oscar Niemeyer.
Durante algum tempo trabalhou como arquiteto do IPASE - (Instituto de Previdência e Assisteência de Servidores do Estado), tendo projetado uma superquadra na Asa Norte. Também projetou várias residências no Lago Sul e Lago Norte. Foi sócio da Construtora Copacabana, tendo construído várias obras na capital.
Em 1995 fez o primeiro dos seus seis painéis para as estações do metrô de Brasília.
Em 2002, sendo patrocinado pela Secretaria de Cultura de Brasília, financiado pela Pac, criou a escultura "Peixe Vivo", que se encontra em frente a Administração do Lago Sul, em homenagem ao Centenário de Jk, tendo recebido a medalha de prata do Ministro da Cultura, Victor Weffort
Construiu várias esculturas que estão expostas em lugares diferentes da capital. Uma delas, a "Flotilha, está na entrada do Iate Clube de Brasília.
Em 1986/1988 foi Diretor da Caesb e da Novacap no governo José Aparecido
Em 1989/1990 foi Superintendente de Obras na Prefeitura de Belo Horizonte do então prefeito João Pimenta da Veiga Filho
Em 1990/1995 foi Diretor de Edificações da Novacap no governo Joaquim Roriz
Em 1987/1998 foi Ministro do Desenvolvimento Regional no governo Fernando Henrique Cardoso
Fotos Especiais
Cursou "Atelier de Desenho da Figura Humana, com professor Sérgio Rizzo
Ao longo de sua trajetória de vida, fez várias exposições na cidade.
Atualmente continua criando e produzindo suas pinturas e esculturas
BATE-BOLA
Sou assim: Bem humorado. Adoro visitar museus e exposições plasticas
Pecado capital: Não tenho
O ego sobe quando: Quando vejo expostos e reconhecidos meus trabalhos, pela mídia e pelo público
Escultura "Flotilha"
Iate Clube de Brasília